segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Bolo crocante de maçã

Eu usei maçãs para rechear este bolo, mas pode ser feito com banana, abacaxi ou peras.
Qualquer fruta ficaria deliciosa.



Bolo Crocante de Maçã


Farofa crocante:

1 xícara(chá) de manteiga ou margarina
1 e 1/2 xícara(chá) de açúcar
2 xícara(chá) de farinha de trigo
100 gramas de coco ralado
1 colher (sobremesa) de canela em pó
1/2 xícara de castanha de caju picada (opcional)
1 colher ( sobrem) de fermento em pó

Misture todos os ingredientes até formar uma farofa.

Recheio creme:

1 lata de leite condensado
2 latas de leite comum
1 gema
2 colheres (sopa) de amido de milho

Misturar tudo e levar ao fogo, mexendo sempre até engrossar.

Espalhe metade da farofa numa assadeira pequena untada e enfarinhada, espalhe o creme, 4 maçãs descascadas e fatiadas bem finas, cubra com a outra metade da farofa e leve ao
 forno pré-aquecido até dourar.


domingo, 7 de outubro de 2012

Bolo Bombocado de Milho e Coco

Muitas vezes me dá aquela vontade de comer um bolo e sempre acabo fazendo o de fubá ou de milho.
Eu nunca fiz com o milho verde fresco, que com certeza ficaria muito mais saudável e saboroso, mas como na minha despensa sempre tenho as latas, acabo usando os enlatados mesmo. Mais prático, impossível.



Bolo tipo bombocado de Milho


Massa:
4 ovos
2 latas de milho verde
1 lata de leite condensado
100 gramas de coco ralado
1 colher (sopa) de fermento em pó

Bater todos os ingredientes no liquidificador.
Asse em forma com buraco no meio ou assadeira redonda pequena, untada e enfarinhada por 30 minutos em forno médio pré-aquecido ou até que enfiando um palito, este saia seco. Espere esfriar e espalhe açúcar de confeiteiro para servir.

Bolo de coco

O bolo de coco sempre fez parte da minha vida, não só o bolo, mas biscoitinhos, tortas e beijinhos.
O perfume do coco me dá sensação de conforto e segurança. Não sei se com vocês é desse jeito, mas comigo funciona muito bem. O que sempre funciona também é usar o prático coco ralado desidratado. Essa praticidade eu não abro mão. O que sempre procuro comprar é o de marcas mais conhecidas, pois sei que não tem aquele gosto de sabão, idem para o leite de coco. Existem algumas marcas muito aguadas, que não tem sabor nenhum.





Bolo de coco

Massa:
4 ovos
150grs de manteiga
1 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
1 vidro de leite de coco
1/2 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó

Bata as claras em neve e reserve.
Bata as gemas com a manteiga e o açúcar até ficar bem fofo e branquinho.
Misture delicadamente a farinha peneirada alternando com o leite e o leite de coco.
Por último misture o fermento em pó. Asse em forma retangular média, untada com manteiga e enfarinhada por 30 minutos em forno médio ou até que enfiando um palito, este saia seco.

Enquanto o bolo estiver assando, prepare a cobertura de coco.
Leve ao fogo, 1 lata de leite condensado, 1 xícara de leite, 100 gramas de coco ralado.
Depois de assado, regue o bolo ainda quente com a calda preparada. Finalize salpicando mais coco ralado por cima.

sábado, 6 de outubro de 2012

Pão de Leite

Comer um pão quentinho que acabou de sair do forno. Isto, absolutamente me deixa feliz. E o cheiro então, hummm!! Na verdade começo a me sentir bem a partir do momento em que a massa precisa de mim para se transformar num pão macio e saboroso. Para isso é preciso amassar muito bem a massa. Meu pão caseiro favorito é mais adocicado, resquícios de minhas antigas lembranças. Eu gosto muito do fermento biológico seco, pois  o fresco acabo perdendo porque não uso tudo. E ainda ganho tempo pois não preciso esperar fermentar para misturar os outros ingredientes. Comigo sempre deu muito certo. Posso usar essa mesma massa para roscas recheadas, pãezinhos, enrolados de coco, até para recheios salgados, diminuindo um pouquinho do açúcar. Usando a forma retangular do bolo inglês, dá para fazer 4 pães. Levei um para o café da manhã com a minha mãe. Sempre que posso, passo na casa dela para tomar o café com ela.






Pão de leite


Massa:

Numa tigela grande misture 3 xícaras (chá) de leite morno, 1 xícara \(chá) de açúcar, 2 envelopes de fermento biológico seco, 1 colher (chá) de sal, 200grs de manteiga ou margarina, 3 ovos inteiros e 2 gemas.
Junte a farinha aos poucos e vá misturando com uma colher. Usei mais ou menos 800 gramas de farinha até o ponto de precisar amassar com as mãos numa mesa enfarinhada. A partir desse momento usei mais umas 200 gramas de farinha para amassar até ficar bem lisa e maleável. Deixe descansar numa tigela coberta com um pano de prato  até que dobre de volume e fique bem macia. Coloque novamente na mesa enfarinhada, divida a massa em 4 partes e modele os pães. Asse em forno pré-aquecido em temperatura média por aproximadamente 30 minutos ou até corar. Para saber se os pães estão assados, espete um palito de churrasco no meio. Se sair sequinho, está pronto para ser saboreado.